Terá Yahweh porventura rejeitado o seu povo?

"Pergunto, pois: terá YHWH porventura rejeitado o seu povo? De
modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de
Abraão, da tribo de Benjamim."

O Rav Shaul/Paulo inicia Rm 11 com uma pergunta; "...terá YHWH/Yahweh, porventura, rejeitado o seu povo?" e no decorrer da leitura deste épico texto que relata diretamente a história da shelichut de Shaul aos Goym/enxertados entre as Nações ele mostra que, "...de modo nenhum! YHWH jamais rejeitaria o seu povo.
Mas eu gostaria de analisar o contexto desta mensagem. Temos aqui 3 tipos de Yisraelitas, Judeus fiéis, judeus incrédulos (que foram cortados) e a "plenitude dos Gentios" a oliveira brava que foi enxertado no lugar do segundo grupo (judeus incrédulos), isto prova que nem todos foram cortados.Vv17Mais até mesmo a parte incrédula serviu como agente remidor, veja o texto;
"Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Vv.11,12
E mais, Shaul nos da uma visão da teshuva destes judeus incrédulos, ele acreditava que quando isto acontecer será a ressurreição dos mortos!! "Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?" v.15
  Não te glories contra os ramos!
Tenho visto uma total falta de entendimento por parte que alguns líderes da beit Yaacov/Casa de Jacó. O desdem aos judeus, o desprezo as tradições e aos chachanim é uma atitude arrogante e desprezível.
"Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme."v 18-20
Veja, não podemos nos gloriar nem contra a parte incrédula, "os cortados" pois foi pela incredulidade deles é que fomos enxertados!
Agora quem são os judeus fiéis, o remanescente ? A parte conectada, que preservou a Torah e a história de nosso povo até hoje? A resposta está aqui;
"E se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são." v16
Quem são as primícias ou a raiz aqui? Quando consideramos o argumento maior de Shaul sobre a fé de Abraão, parece provável que a raiz seja Abraão e os patriarcas. Ele foi justificado por fé. Qualquer outro judeu justificado por fé faria parte do ramo santificado, remanescente. Novamente, o exemplo da fé de Abraão oferece esperança a todos até mesmo a parte incrédula.Os judeus cuja fé e esperança é a chegada do Mashiach, ainda que não vendo como nós, que acreditamos ser Y'shua o Messias, mas antes aguardam o dia em que todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades, este é o remanescente fiel da casa de Judá e não a parte incrédula que foi cortada.
"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado."A Plenitude dos gentios é a assembleia dos exilados "as 10 tribos perdidas". A promessa que nações nasceriam da beit Yaacov é uma realidade! E agora estamos percebendo que não podemos mais viver como os povos da nossa diáspora, estamos fazendo um caminho de volta, teshuva (retorno) e através da esperança no Mashiach estamos sendo enxertados, conectados na oliveira natural.
A beit Yaacov tem que aprender que;
A enxertia tem por finalidade converter uma árvore noutra, no caso, o zambujeiro, uma oliveira sem qualidade (gentios)em uma oliveira natural transformando a copa. O objetivo rejuvenescer plantas envelhecidas ou renovar plantas que dão fruto sem valor.
Permita-me usar um dito popular; a beit Yaacov entrou ontem no ônibus e já quer sentar na janelinha. Altivos alguns líderes declaram halachá, dizem que os sábios estão errados e pensam ser donos da verdade.
Um detalhe curioso é que jamais alguém enxertaria um zambujeiro em uma oliveira natural, há incompatibilidade para este tipo de enxerto, visto que, a planta boa (oliveira verde) receberia a "braba"(zambujeiro) e perderia sua qualidade: passaria em sua copa a produzir oliveiras "brabas" e do enxerto para baixo: oliveiras puras. Sabe o que somos? Um milagre! Yahweh está contrariando a natureza ao nos conectar na Oliveira natural.
Humildade, paciência, estudo da Torah, sabedoria e muita tefilah é o que vai nos conduzir a uma teshuvá real.
Shavua Tov!
Yashar David ben Yehuda Chaim - Shaliach
http://br.dir.groups.yahoo.com/group/judaismovivo/

Comentários