A LEI OU A TORAH?


                                                                                                        
                                                       - - -CHEN- - -   

Antes de começarmos a ler estes escritos, devemos ter em mente as palavras de YAHSHUA,quando se dirigiu a multidão dizendo no livro de MatitYah/Mateus 5:17-20.


17"Não pensem que eu vim p/ abolir a Torah e os Profetas. eu não vim para aboli-los, mas para cumpri-los plenamente. 18 Amem, eu lhes digo que até que passem o céu e a terra, nenhuma yod, nenhuma virgula passarão da Torah; não até que tudo nela seja cumprido. 19 De maneira que qualquer que desobedeça o menor destas mitzvot e ensine assim a outros, será chamado o menor no Reino de YAHWEH. mas qualquer que os obedeça e assim ensine será chamado grande no Reino de YAHWEH. 20 Porque lhes digo que se sua justiça não for maior que a dos professores da Torah e os Prushim, de nenhum modo entrarão no Reino de YAHWEH!

(Temos que sermos melhores[estarmos acima em obediência na Torah]do que os professores da Tora (Rabinos), Yahshua é echad em justiça, sua Halacha é a própria Torah sem ensinamentos humanos, ele é Rav Yahshua HaMashiach o único e superior entre todos os Rabinos, o verdadeiro seguidor da Torah, aquele que nos mostrou em exemplo estando em inferioridade, vestido de carne, como homem! Seu exemplo de como devemos praticar os mandamentos de Yahweh culminou em seu sacrifício como cordeiro de Yahweh, para que fosse feita a vontade de AbaYahweh )) 


“E este é o ciume do rabinato, por Yahshua ser superior, ser o próprio Yahweh em carne”


Então devemos estar sempre esquadrinhando tudo o que diz o Brit Hadashah/Pacto Renovado com a segurança de que YAHSHUA nunca aboliu a TORAH ou a tornou velha e obsoleta, ao contrario, YAHSHUA sempre esteve a favor. Ademas devemos saber que os escritos do Brit Hadashah estão totalmente baseados no Tanach e para nada o contradiz, mas sim o confirma.

Durante 20 seculos temos herdado a mentira pagã de que a TORAH foi cravada na “cruz” e agora não devemos guardá-la mais, pois estamos na graça (Grécia diria eu) e assim dizem eles, que o fim (se referindo a caduquice) da lei é C-r-i-s-t-o.

Neste estudo mostraremos que através das escrituras os ditos da igreja são repetitivos e não tem base escritural e é uma manipulação de Ha-satan, para levar o mundo ao extravio e a rebeldia.

O livro de Romanos é muito citado para afirmar a mentira anterior:


Na carta de Shaul/Paulo aos Romanos segundo a versão Reina Valera diz:
10:4 Porque o fim da lei é Cristo; para justiça a todo aquele que crê.


Este verso das escrituras, especificamente do Brit-hadashah/pacto-renovado foi convertido e em muitíssimos casos como uma frase célebre do cristianismo, passando uma incorreta interpretação no que realmente atestam as escrituras acerca da Torah(Onde na Biblia cristã esta copiado como LEI). Porque digo isto? Porque sinceramente muita gente e especialmente
os predicadores cristãos, conhecidos como pastores, têm tomado versos do Tanach/”antigo pacto” e do Brit-Hadashah/”pacto renovado”, só para provar uma ideia em particular ou uma teologia desonesta. (Como no caso dos dízimos)


Por hora temos que responder conscinente o Que é a lei? E o Que significa estar de baixo da graça/a benevolência de YAHWEH? Ou Estamos de baixo da lei? Eu estou na lei? Etc. (estou usando a palavra lei, mas isso não é correto por causa dos comumente ditos cristãos, o correto é dizer Torah, que no pensamento Hebraico e Aramaico(Pensamento superior que teve seu contato com Yahweh T ́sevaot através de sua Ruach dês do primeiro Homem=ADAM)E a palavra Torah significa instrução, ensinamento e não LEI que no Grego tem o significado de alguma coisa obrigatória/cumprimento forçado de leis sociais/ Algo como sendo Marcial, "ou faz/cumpre ou será castigado")


Com estas interrogações trataremos de explicar o que realmente nós estamos tentando dizer nos versos que muitas vezes são usados para dizer “já não estamos de baixo da lei” “Porque guardá-la?” ou “a lei foi abolida” e “a lei é carnal”, entre outras muitas frases que no cristianismo se usa para explicar uma teologia que por muitos seculos tem sido tradicionalmente ensinada.


Voltemos ao livro de Romanos, a partir do capítulo 4 onde o Shaliach/Emissario Shaul (Paulo) nos fala acerca da justificação pela fé/Emunah/Confiança que se efetuou em Avraham, nos mostrando o feito de que a promessa não foi dada pela Torah, senão pela fé/Emunah/Confiança. No inicio do capítulo 5 verso 1 , estabelece-se claramente que a justificação é pela fé, leiamos:

1 Assim pois, já que temos sido considerados justificados por YAHWEH por nossa confiança, continuemos tendo Shalom com YAHWEH por meio de nosso Adon Yahshua HaMashiach.
2 Tambem por meio dele e baseado em nossa confiança temos obtido acesso a esta misericórdia na qual estamos; assim que, nos gloriamos de ter a experiencia na Gloria de YAHWEH.


Incluso no grego esta a palavra para 'Justificado' que é DIKAIOO e significa “ser exibido como justo ou limpo, sem mancha”; assim como o verso 1 nos está dizendo que a confiança/fé/Emunah que um homem mostre, Também fazia o Elohim de Avraham, YAHWEH, por meio do crer em YAHSHUA, o pode transformar de um pecador ou pagão, em um justo e sem manchas, claro, sem nenhum mérito que tal homem possa fazer para obtê-lo, pois é pela graça, ou seja, pela benevolência que YAHWEH fez o homem, para alcançar a paz com Ele.


Então devemos entender o que realmente é graça/Benevolência:


A palavra graça provem da palavra hebraica chen (chet e Nun), cuja raiz etimológicaprovem da palavra hebraica chanan que se traduz como misericórdia, esta misericórdia é a virtude que inclina o animo a compadecer-se dos trabalhos, misérias e padecimentos. Então a chen/graça dado que etimologicamente vem da palavra misericórdia e para propósito de que entendamos o plano de YAHWEH, formalmente o podemos entender assim: Chen: É receber o favor, a benevolência, a atenção ou as dádivas de alguém como consequência de que este se compadeceu pela nossa condição.

Em palavras simples a chen vem a ser o obter a ajuda ou a dádiva de outro ao reconhecer a necessidade que tem certa pessoa. É muito importante a última parte da definição, dado que essa Graça, sempre venha por causa de que se encontrou e que tal pessoa estava necessitada dela.

Assim como Noach/Noé, varão que viveu em uma época das mais difíceis da historia da humanidade, já que se considera que a geração de Noach é semelhante a geração da época da vinda de Yahshua HaMashiach,em falsa integridade, mas não obstante ele lutou para não se contaminar e foi justamente nessa luta quando falou chen diante de YAHWEH.

Bereshit/Genenis

5 YAHWEH viu que as pessoas na terra eram demasiadas perversas e todas as imaginações de seus corações eram sempre somente de maldade.
6 YAHWEH elevou ao seu coração que ele havia feito o homem sobre a terra e ponderou profundamente.
7 E YAHWEH disse: "Varrerei da face da terra ao homem, ao qual eu fiz; desde homens e coisas que se arrastam as criaturas que voam no céu; estou irritado porque eu o fiz"
8 Mas Noach encontrou graça aos olhos de YAHWEH.


Agora podemos entender o que é a chen/graça.


Agora a porta para chegar a YAHWEH, é YAHSHUA. YAHWEH oferece através de YAHSHUA sua chen/graça, mas a única forma de tomar-la é por meio da fé/Emunah/Confiança. Esse é o primeiro passo que devemos dar, tomar a salvação oferecida a nos pela chen de YAHWEH igualmente quando Noach criou a arca, por Emunah/fé/Confianza.


Anunciemos a mensagem de salvação a todos os que queiram ouvír, que a chen/graça foi anunciada as ovelhas perdidas da casa de Israel(Israel que esta entre as nações e os estrangeiros) anunciemos a YAHSHUA como Messías verdadeiro, o autor desta salvação.


SHALOM UVRACHA

Texto de: DANIEL R.


Tradução e Adaptação de:Yochanan Fonseca

Comentários