O Nome Eterno do Criador






Existe só um personagem no universo que escolheu seu próprio nome.Os Deuses ou Poderosos ou Elohim das nações, lhes deram nomes seus próprios adoradores. Mas o Poderoso de Israel, Poderoso dos Hebreus, ninguém lhe deu seu nome, ele mesmo lhe deu seu próprio nome.
Quando o Criador apareceu a Moshê/Moisés no monte Horebe/Sinai lhe disse:
”Assim dirás aos filhos de Israel; Yahweh o Poderoso de vossos Pais, este é meu nome para sempre com ele se me recordará por todos os séculos”.[Isso esta em Shemot/Exodo 3:15 Escritos Nazarenos]
Atualmente se tem proposto varias pronuncias para o tetragrama sagrado YHWH.No entanto, muitos eruditos Judeus e muitos eruditos cristãos também têm demonstrado que a pronuncia antiga e correta desse nome é Yahweh.Mas este tema da pronuncia guardaremos para outro estudo.Agora só trataremos da importância do nome de nosso Pai celestial, mais tarde veremos que a evidencia dos Israelitas Nazarenos do primeiro século, usavam livremente o nome de Yahweh,este é um estudo para se ler com a Bíblia nas mãos.Ha explicações amplas que oferecemos neste estudo sobre a trindade e outros estudos específicos.

[A Primeira passagem é, Matityah/Mateus; 6:9]
Disse vocês pois orarão assim: Pai nosso que estas nos céus, santificado seja teu nome”, o grande Mestre nos ensina aqui vários pontos importantes.
Primeiro, que nossas orações devem ser dirigidas ao Pai.Segundo, que nosso Pai esta nos céus(Céus, no plural em Hebraico Shamaim, este é um plural com sentido singular).

De maneira que o Pai não esta na natureza como ensina o Panteísmo e nem esta enfiado dentro do nosso coração como ensina o misticismo, esta nos céus! É invisível e inacessível para nós, é certo pela fé e através de seu filho o Mashiach.
Isso dele estar em nosso coração é uma metáfora, significa que nossa mente e coração estão postos nele, direcionados para ele, que o temos presente em nossos pensamentos, não devemos tomar esta expressão literalmente.

[Também consideramos a passagem de Yochanan/joão;17:6-26]
Disse:”É manifestado teu nome aos homens que do mundo me deste”. E lhe sera dado a conhecer teu nome e eu darei a conhecer ao homem”.
É sabido que Yahushua ou Yeshua, não aceitou nem praticou todas as tradições dos Fariseus e Saduceus, porque estas tradições contradiziam a palavra de Yahweh.Uma destas tradições que ele não aceitou, foi a proibição de não pronunciar o nome do Pai,tanto a historia dos Nazarenos, como o próprio Talmud mesmo, nos indica que o Mestre fazia uso do nome sagrado especialmente quando fazia curas sobre os enfermos.E ai nesta passagem mesmo, nos indica que o mestre levou ao conhecimento dos seus discípulos o nome do Pai, obviamente ele conhecia muito bem a pronuncia correta deste nome.
Isso significa que ele ensinou a seus discípulos a conhecer a pessoa do Pai, não somente a pronuncia de seu nome, mas também a pessoa dele, ambos os conceitos nome e pessoa sempre andam juntos.

[Notem este verso em Proverbio;30:4]
Pergunta:
Quem firmou todos os términos da terra?
Qual é seu nome?
E o nome de seu filho?
O proverbista lança aqui uma pergunta, que é mas que uma pergunta é um desafio.
E quem não conhece as resposta a estas perguntas é como diz o proverbista(Vers.3)”eu não aprendi sabedoria, não conheço a ciência dos santos”.
Porque ao conhecermos a ciência dos santos aprendemos seu nome e o nome de seu filho, ambos são nomes celestiais, o nome do Pai foi escolhido por ele mesmo e o nome do filho foi ele quem lhe deu, que o manifestou através de seu mensageiro celestial Gavri'el.[Segundo o livro de Matityah/Mateus; 1:20-21]

[O Profeta Yeshayah/Isaias; 52:6]
Disse: “Portanto meu povo saberá meu nome”, note que aqui não diz, meu povo me porá um nome! Nem diz que meu povo me chamará por qualquer nome, que eles quiserem! Nem, meu povo saberá meus nomes, como que se ele tivesse muitos nomes, não!Ele diz: “Meu povo saberá meu nome”.Existem dois pontos fundamentais aqui.
Primeiro: que o Pai tem um só nome! Certamente ele tem muitos títulos, Adonai, Elohim, Elion, Shadai etc... (Nunca digam HaShem porque este titulo nem no Tanach nem No Brit Hadashah esta, todos estes são títulos e não nomes, seu nome pessoal é um só!)
Segundo: que nem todos conhecerão seu nome, mas somente seu povo conhecerá.Outros povos dão seu nome ao criador cada qual segundo seu entendimento humano,porem seu povo saberá seu nome O nome que ele elegeu para si! Este povo irmãos, é o povo Hebreu, os Israelitas.
Outros se tem arrogado este direito de dizer como se deve pronunciar o nome do Pai, mas, arrogar este direito se chama obviamente arrogância, somente o povo Israelita sabe exatamente como se pronuncia o nome do pai.Não se enganem muitos Judeus ou Rabinos não o querem pronunciar ou temem em fazê-lo, mas isso não significa que não sabem como se pronuncia, certamente o sabem!

[O Profeta Yeshayah/Isaias; 42:8]
O todo poderoso disse através de Yeshayah: “Eu Yahweh este é meu nome e a outro não darei minha glória nem meu louvor a esculturas”.Ai há três pontos básicos a serem observados.
Primeiro: que o criador declara através de seu Profeta que seu nome é Yahweh, um nome único e singular, segundo a gramatica Hebraica, Yahweh, significa ao que causa ser é a forma causativa do adjetivo hebreu Chaya, este é o que é, o existente.
Segundo: o criador declara que não dará a outro a gloria que pertence a seu nome “Yahweh”.
Terceiro: o criador indica aqui, que não cederá as esculturas todo o louvor que pertence a ele,sendo assim, não é correto oferecer louvor e culto as esculturas, ou a imagens religiosas como é de costume entre as nações.

[No livro de Shemot ou Exodo;3:14]
Disse o todo poderoso: “Este é meu nome para sempre, assim me recordará por todos os séculos”
Alguns argumentam que o nome “YAHWEH” é para os judeus de épocas antigas, que não é para agora, que hoje podemos chamá-lo por qualquer nome, mas isso é raciocínio humano sem nenhuma
base nas escrituras inspiradas. Por acaso nós iremos acreditar em suas palavras?Sendo que o próprio criador disse através do profeta que seu nome é YAHWEH e é para sempre por todos os séculos!
Em quem vamos acreditar? Por exemplo: Se eu te digo meu nome é José, e vem outra pessoa e diz que meu nome é Carlos, em quem você vai acreditar?Basta ser um pouco racional, para saber em quem realmente devemos acreditar. (O nome do criador esta também na enciclopédia Judaica na internet).

[No livro de Bereshit ou Gêneses;4:26]
Disse:” E a Shet lhe nasceu um filho e chamou seu nome Enosh, então os homens começaram a invocar o nome de Yahweh”.
Algumas pessoas dizem que o nome [YAHWEH] foi dado pela primeira vez no monte Herobe/Sinai para Moshê/Moisés. Outros dizem que os Medianitas invocavam o nome de Yahweh e que Moshê aprendeu com eles.Mas o que diz o texto sagrado? Diz Shet foi o terceiro filho de Adam e Enosh foi o primeiro neto de Adam que se conhece por nome, mas Adam tinha tido muitos netos antes, por parte de Caim e talvez também por parte de Abel e suas irmãs que foram muitas segundo Gêneses;5:4.
Mas este Enosh é o primeiro que se menciona por nome, de maneira que é a primeira geração da humanidade.
Nos diz o texto sagrado que nestes tempos de Enosh, os homens começaram a invocar o nome de Yahweh. Agora quem lhes ensinou este nome divino?Obviamente Adam! Ele aprendeu com o próprio criador, que depois ensinou a seu filho Shet e este ensinou a seu filho Enosh.O nome do criador se conhecia desde o principio da humanidade, mas pela ação educativa de Enosh foi que o nome divino tornou-se comum entre ela, que para seu tempo já era relativamente numerosa.

[Malaquias;3:6]
E disse também o todo poderoso através do Profeta:“Porque eu Yahweh não mudo”, então os que temiam a Yahweh falaram cada a seu companheiro,então Yahweh escutou e foi escrito um livro de memória diante dele para os que temem a Yahweh e para os que pensam em seu nome.
Analisemos esta passagem.
Sendo que Yahweh não muda, consequentemente também não muda seu nome, por isso é importante amar o seu nome sagrado, por que ele mandou fazer um livro sagrado nos céus, para aqueles que pensam em seu nome. Os que temem a Yahweh diz ai que falam mutuamente entre si o nome sagrado, Yahweh põe atenção e ouve suas conversações e Yahweh se agrada tanto deles que mandou fazer um livro especial para eles nos céus, que formoso privilégio!
Se você respeita a Yahweh e pensa em seu nome e declara seu nome, o teu nome esta registrado em um livro especial nos céus.

[Malaquias; 4:2]
Mas para os que temem meu nome nascera um sol de justiça e em suas asas haverá salvação.”
De maneira que existe uma promessa, que nascerá o sol de justiça para os que respeitam o nome de Yahweh e nas asas dessa justiça haverá salvação.Alguns interpretam que esse Shemesh de justiça é o Mashiach, mas pode ser que se refere ao Shemesh como a justiça mesmo, ou seja que a justiça brilhará entre os que temem seu nome, como o sol, mas qual seja a interpretação isso é uma grande lição para os que respeitam o nome do criador.

[O Profeta Joel;1:32 disse.]
E todo aquele que invocar o nome de Yahweh será salvo, porque em monte Sion e Yerushalayim haverá salvação”.Invocar o nome de Yahweh naõ é coisa sem importância Irmãos!Notem que ai não diz, que todo que oculte o nome de Yahweh será salvo!Também não diz, todo que se abstenha de pronunciar o nome de Yahweh será salvo!Mas diz, todo que invoque o nome de Yahweh será salvo! Invocar quer dizer, chamar, pronunciar, usar este nome para referir-se a ele.Isto é o que diz a palavra inspirada, então qual a ideia de concordar com os que dizem o contrario?

[O Profeta Miqueia;4:5]
Diz que todos os povos andem com o nome de suas deidades, nós(Se referindo ao povo Hebreu) com tudo andaremos em nome de Yahweh nosso poderoso, nosso Elohim eternamente e para sempre”.Veja, o povo Indu anda em nome de sua deidade Harecrishna entre outras,alguns povos africanos andam em nome de sua deidade Babalu entre outras,e os Muçulmanos andam em nome de sua deidade Ala.Porque haveria de ser os Hebreus um povo que tem uma deidade sem nome? Claro que não!Nosso poderoso nosso Elohim tem um nome e nós andamos em nome de YAHWEH!

[O Profeta Malaquias; 2:1disse]
Agora pois sacerdotes, é para vós este mandamento; se não ouvirdes e se propuserdes em seus corações dar gloria a meu nome, enviarei maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bençãos.É por esse motivo que esta maldição de Yahweh recai sobre alguns Rabinos,Pastores,Bispos,missionários, Ministros e etc,porque eles não respeitam o nome de Yahweh, deixando de ensinar ao povo o nome sagrado.Notem que esta não é uma molestação para todo povo, é apenas para os sacerdotes, os ministros, porque eles são os responsáveis pelo conhecimento ou pela ignorância do povo.Se o povo não conhece o nome de Yahweh, não da glória a seu nome nem o cultua e nem o chama pelo nome correto, a culpa não é do povo, o povo é inocente! A culpa é dos sacerdotes e ministros do povo, que com certeza receberão seu pagamento.

[O Profeta Yermiyah/Jeremias;23:13]
Disse, os Profetas de Samaria Profetizavam em nome de Ba'al e fizeram errar a meu povo Israel.”
Quando as dez tribos se separaram de Judá e formaram seu próprio reino no norte da terra de Israel,
o povo seguiu adorando a Yahweh como antes, porem algum tempo mais tarde, por influencia do Rei Joroboão e por ensino dos falsos Profetas, o povo do norte de Israel se corrompeu e começou a praticar o culto sexual de Ba'al e assim se separaram de Yahweh.Logo após, uma reforma dos israelitas Samaritanos voltaram a adorar a Yahweh e até o dia de hoje os Samaritanos adoram a Yahweh e conhecem seu sagrado nome.O que significa o nome Ba'al? Ba'al significa simplesmente o Senhor! É um titulo comum, que sem embargo se converteu a um nome próprio.
Certa vez eu estava em uma Igreja Cristã e entregarão uns formulários a serem respondidos, entre outras perguntas estava esta, qual o nome do Criador? Os resultados da resposta me surpreenderam, 70% responderam que seu nome é Senhor, 20% responderam que seu nome é Deus, 5% responderam que seu nome é Jesus e os outros 5%responderam que seu nome é Jeová.Como há discordância sobre o nome da deidade que este povo adora e cultua, por que será? Francamente irmãos eu não esperava tanta ignorância, uma Igreja que dizia que eles são a única Igreja verdadeira e que tem toda a verdade. Mas não se pode culpá-los, este é o resultado dos ensinamentos dos Profetas de Samaria, que perduram até o dia de hoje.

Asamblea de Yahweh.
Moré Yosef Israelita Nazareno, Costa Rica.


















Comentários