O Messias nas Escrituras.



Quando Shaul/Paulo pregava nas sinagogas de sua época no primeiro século, o tema não era se havia Messias, ou se não havia Messias.
Todo Israel crê no Messias e o espera a cada dia, inclusive na época de Shaul/Paulo.

“O ponto aqui da pregação de Paulo, é o ponto, se o Messias deveria sofrer, morrer e ser ressuscitado.”
E Paulo mostrava tudo isto dentro do Tanach/Torá,Profetas e Salmos”este era um tema de discussão nas sinagogas naqueles tempos”
Isto indica que alguns criam que o Messias não poderia morrer, para ser o verdadeiro Messias!
E alguns, no caso de Paulo, acreditava e ensinava que o Messias teria que morrer, que isto era uma exigência profética, que ele teria que morrer! Ele provava através das escrituras, que o Messias deveria sofrer, morrer e ser ressuscitado e que só havia uma pessoa em Israel que se qualificava com estas qualidades, neste caso era Yahushua.
É interessante, que naquela época não existiam documentos que hoje existem, que conhecemos como Novo testamento, neste tempo não existiam estes documentos.
Portanto, quando Paulo discute o tema do Messias, faz apoiado nos documentos antigos, que dentro da igreja se conhece como Antigo Testamento e que é conhecido para aqueles que seguem as escrituras semitas, como Tanach(A Torá, os Profetas e os Salmos).
Consequentemente na hora de falarmos do Messias, temos que nos fundamentar nos escritos de Moisés, nos escritos dos Profetas e nos escritos dos Salmos!
Isto é precisamente o que Paulo estava fazendo naquele tempo, ele declara pelas escrituras que Yahushua cumpre os requisitos exigidos em Moisés/na Torá, nos Profetas e nos Salmos, em relação a seu sofrimento, sua morte e sua ressurreição.

(Atos-Cap. 17:11) “E estes eram mais nobres que os que estavam em Tessalônica, pois receberam a palavra com toda solicitude e esquadrinhavam cada dia as escrituras para ver se estas coisas eram assim”
Aqui a duvida dos Bereanos e a investigação dentro das escrituras.

(Atos-17:12)”Assim que creram muitos deles e mulheres Gregas de distinção e não poucos Homens”
E aqui vemos o resultado destas discussão sobre o Messias Yahushua, naquelas sinagogas na época de Paulo!

Assim se nota que ao se estudar as escrituras, a Torah, os Profetas e os Salmos(O Tanach), convence-se de que era necessário que o Messias sofre-se, morre-se e ressuscita-se.
Não somente convence-se que o sofrimento do Messias era uma exigência Profética, convence-se também que uma pessoa de Israel que Paulo esta pregando que se chamava Yahushua, cumpria com todos estes requisitos que estavam dentro das escrituras.
Portanto, eles creram que Yahushua era o Messias, através da pregação de Shaul/Paulo, examinando diariamente o Tanach!
Aqui nestas pregações de Paulo daquela época tem uma coisa muito importante, quando nos vem o tema do Messias nós temos que ir buscá-lo no Tanach/A.T., Torah, Profetas e Salmos. Não podemos buscar o Messias fora de Moisés, não podemos buscá-lo fora dos Profetas e não podemos buscá-lo fora dos Salmos, não podemos buscá-lo fora das escrituras, ele esta dentro das escrituras! Quando o povo Judeu começa a ler as escrituras, quando o povo Judeu começa a ler a Moisés, os Profetas e Salmos, vai se encontrar com o Messias, porque ele esta ai, por detrás das letras das sagradas escrituras!
Consequentemente seria bom falarmos para as pessoas, acerca do significado do termo Messias. O que significa o termo Messias, basicamente nossos irmão, o povo de Yahudá, esta relacionando o Messias com a figura de um Rei, a figura de Mestre, a figura de um Profeta etc... em seu sentido primário Mashiach, significa ungido, cada vez que há uma unção profética nas escrituras, o termo que se usa é Mashiach/Messias, por exemplo, quando Moisés unge ao sumo sacerdote seu irmão Aharon, o termo que ele usara foi Mashiach! Quando se unge a um Rei em Israel, o termo que se usa é Mashiach! Quando David estava na cova e tem em suas mãos a vida Saul, ele diz: livra-me Elohim de levantar minha mão contra um ungido, significa; contra o Mashiach!

O termo Mashiach tambem é usado nas escrituras para Israel
No texto de Habacuque. cap-3:13, é um texto muito poderoso nas escrituras onde se fala do Messias. Hab.-3:13” Israel como nação: Saíste para socorrer a teu povo, para socorrer a teu Mashiach.”Porque este texto? Porque a unção que vem sobre Israel, para separá-lo, para cumprir uma missão especifica, lhe da a categoria de Mashiach!
Basicamente nas escrituras, Israel é visto como Mashiach/ ungido, para cumprir uma missão única na história. Ou seja, o Messias não é necessariamente um príncipe, não é necessariamente um sacerdote, mas alguém, que foi ungido de uma maneira especial para uma missão especial. Messias não é um nome, mas um oficio.
Quando nas escrituras se fala, em relação com um profeta, em relação com um sacerdote, em relação com um Rei, em relação com um povo, neste caso Israel; mesmo os Profetas e os sábios de Israel, nos falam do Messias como uma pessoa em um sentido único e especial.
Quer dizer, há alguns Messias, mas, há um Messias em especial, único; único em sua classe!
A palavra em Hebreu,פצנרפ סאססמ, significa Mashiach Príncipe, nas escrituras se usa este termo em torno do verdadeiro Mashiach, porque seu significado é que ele é o único em sua classe.
Em Isaias cap.-4:2 diz: “Naquele tempo o Tzemach-renovo, planta, retorno da YHWH sera para formosura e chessed” E o mesmo se repete de uma forma extraordinária no cap. 11:1-2,
Sairá um Yoter(Vara) do tronco de Isai e um Netzer retornara de suas raízes” Netzer significa que, quando um agricultor vê sua planta que foi podada ao tronco, começa a dar vários ramos ele olha todos estes ramos e vai retirando os piores ramos deste tronco, até que deixa o ramo mais potente para o crescimento saudável da arvore, este ramo mais saudável e potente se chama NETZER; este Netzer é o que salva a arvore e se transforma numa arvore extraordinária. Logo se coincide que surge uma cidade que se chama Natzaret e nesta cidade se criou um jovem, um menino Judeu chamado Yahushua.

Qual é a função do Messias nas escrituras? Segundo as perspectivas de Elohim? Qual é a Missão do Mashiach?
Não estamos falando o que diz os homens, o que deve ser a função do Messias, mas, o que diz as escrituras sobre qual é a função do Messias? O que diz Moisés? O que diz Os Profetas? O que diz Os Salmos?

A resposta é muito simples!
O messias tem uma series de funções para cumprir e uma serie de missões que as escrituras deixaram encomendadas, e quando se trata de sistematizar estas funções que se encarrega o Messias, se descobre que tem uma em particular que reveste uma característica sumamente importante, esta função que se engar rega o Messias, é fazer de Israel como um povo cumprir sua missão de levar a luz da escritura as nações, para que as nações se voltem de seus maus caminhos, deixando a idolatria e sirvam somente ao Elohim/Poderoso de Israel e
Isto é uma missão que se encarrega o Messias, vemos em Bereshit/Gênesis 12:3.
Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem e serão benditas em ti todas as gerações da terra.” Serão benditas em ti todas as gerações da terra, isto significa que; as gerações de Avraham por um meio ou outro/Material ou espiritual, especialmente claro por meio de Avraham/sangue/matéria e por meio da salvação do pecado a unção a todas as nações do Mashiach, Israel abençoará todas as gerações que venham das nações de toda terra! Serão enxertados em todas as famílias da terra(Ai se refere claramente a Efrayim!)
Shemot/Êxodo 19:5-6 diz: “Vos me sereis um reino de sacerdotes e gente Kadosh” se referindo a Israel!

YHWH encomenda a Israel a função de sacerdote, sua função é, ir as nações/goim e trazê-los para que façam parte deste povo Kadosh, se vestindo como Goi Kadosh.
Isto esta dentro da profecia, é a razão pela qual Israel existe.
Na festa dos tabernáculos, YHWH ordenou sacrificar setenta touros, porque setenta touros? Porque nesta época existiam setenta nações no mundo, ou seja, um touro para cada nação.
Quer dizer, quando o sacerdote esta ministrando no santuário, um dos sacrifícios é para as nações. Porque isto? Porque Israel tem a responsabilidade de ser luz as nações. Yeshayah Isaias .“ E os filhos dos estrangeiros (Gentios) que sigam a YHWH para servi-lo e que amam o nome de YHWH para ser seus servos... a todo o que guardem o dia de Shabat para não profaná-lo e abracem meu pacto, eu o levarei a meu monte Kadosh e os recrearei em minha casa de oração, seus Holocausto e seus sacrifícios serão aceitos sobre meu altar; porque minha casa sera chamada casa de oração para todos os povos.” E tudo isto só poderia acontecer através do Messias Yahushua, Amem.


Yahweh abençoe a todos.
Em nome do Mashiach Yahsushua.

Comentários