O Que é o Espírito Santo?





Uma Terceira Pessoa?


Yahweh e Yahshua, o Pai e o Filho, o Criador e seu ungido e como Yahshua não é Yahweh senão que são dois seres totalmente diferentes. Posto que o Pai é Yahweh e o filho não é o Pai, isso significa que o Pai e o filho são duas pessoas a parte, dois seres diferentes. Portanto, o conceito de uma trindade (tres pessoas co-iguais e co-eternas, por assím dizer-lo, que forman a Divindade) não é verdadeiro.
O conceito do Espirito Santo, como pessoa a parte do Pai e do filho, embora ao mesmo tempo ele o espirito santo, tomar parte da "deidade" como manifestação do Pai, isto é realmente um mistério. É um mistério tal que aqueles que estam a favor da idéia de tres deuses, tampouco podem explica-la!
Fazendo umas quantas perguntas.
1) Se o Pai é uma pessoa a parte do filho e o Espirito Santo é uma pessoa a parte dos dois, Pai e filho, então quem é o pai do Messias? Mat. 1:18-20 diz: "O nascimento de Yahshua o Messias foi assim: a mãe Miriam estava desposada com Yosef e antes de que se unissem se falou que ela havia concebido do Espirito Santo. Yosef seu marido, como era justo e não querendo difama-la, se propos deixa-la secretamente. Enquanto ele pensava nisto; aqui um anjo de Yahweh se lhe apareceu em sonho e lhe disse: "Yosef, filho de David, não temas receber a Miriam tua mulher, porque o que ha sido gerado nela é do Espirito Santo." É o Espirito Santo o Pai de Yahshua o messias e não Yahweh? A unica maneira de entende-lo é pelo que diz Lucas 1:35: "Respondendo o anjo lhe disse: --O Espirito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cubrirá com sua sombra, pelo qual também o santo Ser que nacerá será chamado filho de Elohim." O Espirito Santo é o poder que produziu a concepção.
2) Porque não invoca o Apóstolo Paulo ao Espirito Santo na introdução de suas epístolas de igual manera que invoca ao Pai e o filho? Isto pareceria um tanto ofensivo para ele, Espirito Santo, se não fosse uma pessoa de igual categoria.
3) Porque não se apresenta nunca ao Espirito Santo como se estive-se sentado ou de pé perto do trono como o estão o Pai e o filho? (Ver Atos 7:55,56; Col. 3:1; e Apo. 5:1-9; 7:10). Nem se quér vemos um trono vazio para ele.
4) 1 Cor. 11:3 oferece um relato em que a hierarquia que os homens, as mulheres e o Messias, cada um tem por assim dizer, uma mesma categoria juntamente com Elohim (Yahweh o Pai) sendo a suprema autoridade, mas, onde esta o Espirito Santo?
5) Efe. 5:5 nos diz que o "reino" que haveram de herdar os crentes é "do Messias" e "de Elohim". Porque não é o reino também do Espirito Santo?
6) O Pai e o filho falam entre sí, mas, porque não o fazem com o Espirito Santo?
Estas são tão só umas poucas de muitas perguntas que surgem, se o Espirito Santo é realmente uma pessoa. Mas existem, sem embargo, varios pontos que podem dar pé a que creamos que o Espirito Santo é uma pessoa. Examinemos um pouco deles.
Os Atributos Pessoais
Se diz que o Espirito Santo possui atributos pessoais e que portanto, é uma pessoa. Entre uns quantos destes atributos está o fato de que o Espirito Santo examina as coisas profundas de Elohim (1 Cor. 2:10), fala (Apo. 2:7) clama a grande voz (Gal. 4:6), intercede (Rom. 8:26), da testemunho (Jo 15:26), nos guía e dirige (Rom. 8:14), nos manda (Atos 16:6,7), (Atos 5:3), pode contristar (Efe. 4:30) etc. etc.
Sem embargo, o Espirito Santo também tem atributos que não se pode aplicar a uma pessoa, e dizer que as pessoas estão cheias do E. S.(Atos 2:4), pode ser derramado (Atos 2:17, 18), esta sobre os Povos(Atos 19:6), as pessoas o podem beber (1 Cor. 12:13), é como um premio pago (2 Cor. 1:22), é um selo (Efe. 1:13), (2 Cor. 3:3), etc. etc.
Para explicar isto, quero chamar sua atenção a passagem que se encontra em Rom. 8:9,10.
"Sem embargo, vos não viveis segundo a carne, senão segundo o Espirito, se é que o Espirito de Elohim mora em vos. Se alguem não tem o Espirito do Messias, não é dele. Mas se o Messias esta em vos, embora o corpo esteja morto por causa do pecado, não obstante o Espirito vive por causa da justiça."
O Espirito do Messias mora em nos, mas o versículo 10 nos diz que é o Messias mesmo. Isto é algo que também se aplica ao Espirito de Yahweh. É a mente, os afetos e a vontade do Todopoderoso Yahweh. De modo que os atributos pessoais do Espirito Santo são os de Yahweh e Yahshua morando em nos com suas personalidades e disposições. Yahweh concedeu ao Messias toda a plenitude do Espirito Santo (Jo 3:34; Col. 1:19). Agora que o Messias é glorificado graças a resurreição, o Espirito que tem é o de Seu Pai e não o seu próprio. Seus espiritos deceram unidos em um e foram também introducidos nos crentes (Jo 15:26; Rom. 8:9-11), embora não em toda sua plenitude. Por outro lado, posto que o Espirito possui atributos que não são pessoais, isso é algo que deveremos atribuir que o Espirito Santo, é o poder de Yahweh ou sua influencia.
Que o Espirito Santo seja o poder de Yahweh, é algo que vamos ver nos seguintes versículos
"E se o Espirito daquele que ressucitou a Yahshua dentre os mortos mora em vos, o que ressucitou ao Messias dentre os mortos também dará vida a vossos corpos mortais mediante seu Espirito que mora em vos." (Rom. 8:11).
"Pois como Elohim levantou ao Messias, também a nós nos levantará por meio de seu poder." (1 Cor. 6:14)
"E qual a imensuravel grandeza de seu poder para conosco os que cremos, conforme a operação do dominio de sua força, Elohim a exerceu no Messias quando o ressucitou dentre os mortos e lhe fez sentar-se a sua destra nos lugares celestiais." (Efe. 1:19-20)
Estes versículos mostram claramente que o poder de Yahweh é Seu Espirito Santo e por meio desse Espirito ressucitou a Seu filho.
"E Aquele que é poderoso para fazer todas as coisas muito mais abundantemente do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que atua em nós." (Efe. 3:20).
Esse poder que atua em nós? Pois é o poder do Espirito Santo.
"O anjo lhe disse: --O Espirito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cubrirá com sua sombra, pelo qual também o santo Ser que nacerá será chamado filho de Deus." (Luc. 1:35) Foi uma pessoa ou foi um ser espiritual o que teve relações com Miriam? Ou foi o poder milagroso de Yahwéh o que causou a concepção?
"E aqui eu enviarei o cumprimento da promessa de meu Pai sobre vós. Mas ficais vós na cidade de Jerusalem até que sejais revestidos com o poder do alto." (Luc. 24:49).
A expressão "ser revestidos com o poder do alto" é uma expressão que significa "receber o Espirito Santo". O que atua em nós é o poder de Yahweh.
A Personificação
Uma técnica literaria que se usa com frequencia na Biblia é a da personificação. Muitos dos "atributos pessoais" do Espirito Santo, que aparecem acima mencionados, podem ser o resultado desta técnica. Por exemplo, Paulo fala acerca do pecado como de algo que "lhe enganou" e que "lhe matou." (Rom. 7:11). Disse ademas: "a morte reinou desde Adam a Moisés." (Rom. 5:14). Nem o pecado nem a morte são pessoas. Tem outros exemplos como "O amor tudo suporta...não pensa o mal" (1 Cor. 13:4-5); "a misericordia e a verdade se encontram" (Salmos 85:10), "a lua se envergonhara e o sol se confundirá" (Isa. 24:23), (Isa. 44:23); "vós sois o sal da terra. Mas se o sal perde seu sabor, com o que será salgado?... (Mateo 5:13) etc. etc. En todos estes exemplos, o tema que se deseja personificar não é para uma pessoa como tampouco o é o Espirito Santo.
Os Pronomes Pessoais
Outro ponto que engana as pessoas a creer que o Espirito Santo é uma pessoa são os pronomes pessoais "ele", "seu", "dele" "a quem" que se usam em versículos como João 14:17; 15:26; 16:7,8, 13, 14.
Na maioria dos idiomas europeus os nomes tem um genero, masculino, femenino ou neutro. Os pronomes masculinos se usam nestes versículos, porque 'Confortador'/parakletos/ é masculino. 'Espirito', sem embargo, 'pneuma' é neutro e realmente devería aplicar o pronome neutro "ello." Resulta interesante que a palavra Hebrea Espirito (ruach) é um nome femenino. Desde o ponto de vista gramatical, sem embargo, todos os pronomes gregos devem estar de acordo no genero com a palavra a que se referem.
Pensemos no que disse em 1 Cor. 13:4. 5 na versão King James. Ha um versículo que se refere a caridade como "a sí mesmo", ao Espirito se faz alusão como "a sí mesmo." Em atos 12:10, se fala acerca da porta de ferro como "seu" em masculino, na versão do king James.
1 João 5:7,8
"Pois tres são os que dão testemunho no ceu: o Pai, a Palavra e o Espirito Santo e estes tres são um. E ha tres que dão testemunho na terra, o Espirito, a agua e o sangue e estes tres concordam em um." (Versão King James) Os trinitarios se referem com frequencia ao versículo 7 com o propósito de demostrar que no ceu ha tres pessoas que são todas parte da trindade"deidade." A RSV [Versão Revisada Standard em ingles] de 1881 omite todas as palavras em cursiva. A palavra deveria realmente decir: "porque ha tres que deixam constancia: o Espirito, a agua e o sangue e estes tres concordam em um." Somente existem dois manuscritos gregos modernos e uma ou duas versões antigas de escaço valor que contém palavras falsas. Não se encontra na versão em siriaco, nem em árabe, nem em etíope, nem copta, nem sahidica, nem armenia, nem eslovaca, etc. etc. Ademas, em grego, um Padre não cita as palavras de 1 João 5:7 em nenhuma discurção a respeito da doutrina da Trindade. Por isso, é claramente questionavel o do Novo Testamento que foi modificado e estas citações não deveriam estar em nossas Biblias.
Conclusão
Como ja temos visto o Espirito Santo não é a terceira parte de uma "Trinidade" porque não é uma pessoa. É o poder, a mente, a disposição de Yahweh Todopoderoso mesmo. Se uniu ao espirito de Yahshua o Messias e agora foi glorificado e mora nos verdadeiros crentes. É o meio pelo qual somos guiados a toda verdade e é o poder que faz uma realidade a resurreição dos mortos. Quando primeiramente recebemos o Espirito Santo somente recebemos uma pequena medida dele. Vem a ser como um premio pago ate que ressucitamos e então o receberemos em toda sua plenitude. O Espirito Santo é um dom maravilhoso de nosso Pai Celestial, mas, não é a terceira pessoa de uma trindade ficticia.


Por: Nazareno Moré Yosef Aharon da Costa Rica.
Traduzido e adaptado por: Yochanan Fonseca.

Comentários