Escondendo o nome Divino.




O QUE OS ORTODOXOS PERDERAM
(O Dilema da Ortodoxia Rabínica)
Algumas vezes a teologia humana, leva tais pessoas a encontrar-se com problemas insuperáveis de lógica e razão. Creio que os Irmãos ortodoxos confrontam, estes tais problemas insuperáveis em YeshaYAH/Isaías 42:8. Vou expor numa forma mui breve:
Em Isaías 42:8 o Todo poderoso afirma o seguente:
"Aní YHWH, hu shemo, ukhevodí leacher lo-eten..."
"Eu [sou] YHWH, este [é] meu nome e, minha chessed a outro não darei..."
Agora bem, qual é o problema com isto? Pois o problema com isto é que os Ortodoxos se aferram todavia a crea supersticiosa, de que é blasfema pronunciar e, escrever o Nome Sagrado de nosso Pai Celestial. E para por a Bíblia em harmonía com seu temor supersticioso, foi produzido as seguentes traduções do texto de Isaías:
1. "Eu sou Adonai, este é meu nome e, a outro não darei minha gloria..."
2. "Eu sou o Senhor, este é meu nome e, a outro não darei minha gloria..."
3. "Eu sou Ha-Shém, este é meu nome e, a outro não darei minha gloria..."


E o triste deste caso é, que os incautos que seguem cegamente toda caprichosa e irracional interpretação dos Ortodoxos, agora foi dada a tarefa de remover da face da terra, o bendito nome de nosso Pai Celestial e, repetem mecanicamente a mesma barbaridade dos Ortodoxos. E porque isto é uma barbaridade? Porque é uma insustentavel contradição. E porque é uma contradição? Bom, pois analizem isto:
Primeiramente, que é claro e todos sabem, que o Tetragrama Sagrado se pronuncia Yahwéh, este é o Nome do Criador, o Elohim Verdadeiro. Mas se resulta que é mal, ou blasfema pronunciar seu Nome, como afirmam sem raciocínio o Rabinato ortodoxistas, então, para entender o assunto, vamos nos remeter as tres maneiras ortodoxas de traduzir Isaias 42:8:
1. Se você aceita a primeira forma #1, "Eu sou Adonai, este é meu nome," então você não pode pronunciar o nome Adonai, porque estaria caindo na mesma "condenação" dos que pronunciam o nome. Você não esta dizendo que Adonai é o seu nome? Então não poderia dizer Adonai, porque este seria o seu nome e, você esta entrando em condenação igualmente aqueles que pronunciam Yahwéh.
2. Se Você aceita a segunda forma #2, "Eu sou o Senhor, este é meu nome," então você não pode pronunciar o nome Senhor, porque estaria caindo na mesma "condenação" dos que pronunciam o nome. Você não esta dizendo que Senhor é o seu nome? Então não poderia dizer Senhor, porque este seria o seu nome, estaria entrando em condenação igualmente aqueles que pronunciam Yahwéh.
3. Se vc aceita a terceira forma #3, "Eu sou Ha-Shem, este é meu nome," então você não pode pronunciar o nome Ha-Shem, porque estaria caindo na mesma "condenação" dos que pronunciam o Nome. Você não esta dizendo que HaShem é o seu nome? Então não poderia pronunciar HaShem, porque este seria o seu nome, estaria entrando em condenação igualmente aquele que pronunciam Yahwéh.
De maneira que isto é, nada mais nada menos, que uma contradição circular; palo si boga y palo si no boga. Como quiera que lo ponga, qualquer nome que você insirá em Isaias 42:8, cairá em uma grande contradição, se aferra-se a idea supersticiosa de que é blasfema, pronunciar ou escrever o Nome de nosso Pai Celestial.Eu tentei antes a irracionalidade das razões oferecidas a abster-se de pronunciar o nome sagrado . Agora, se você é "Ortodoxista," como vai resolver esta questão da contradição?
Claro que se você está entre os que pronunciam livremente o Nome Sagrado de Yahwéh, então tem um previlegio mui especial, porque o Profeta hebreu MalachYah disse o seguinte:
"Então os que temiam a Yahwéh falaram cada um com seu companheiro e, Yahwéh prestou atenção e escutou. E foi escrito um livro como memorial deiante dele, para os que temem a Yahwéh e para os que tomam em conta seu nome. No dia que eu preparei, tem dito Yahwéh T`sevaot/dos Exercitos, eles, serão para mim um especial tesouro." (MalachYah 3:16-17, Reina-Valera Actualizada)
Que Formosa promessa! E que formoso previlegio perdem os que ocultam seu Nome e, os que falsificam Seu Nome e, os que substituem seu Nomre por títulos comuns e sem sentido.
Em compensação, para os que "tomam em conta seu nome" para louva-lo e pronuncia-lo, está escrito no ceu um libro especial que os identifica como "um especial tesouro" para Yahwéh.
De maneira que Avraham está neste Livro, Moisés está neste Livro, Isaías, Jeremias, Ezekiel e, todos os profetas estão neste Livro; Yahushúa e, todos seus seguidores originais estão neste Livro, porque todos eles foram paladinos da Verdade e proclamadores do glorioso Nome de Yahwéh.
Se os Ortodoxos e os "Ortodoxistas", dos dias modernos preferem aferrar-se a suas tradições supersticiosa, de esconder, ocultar e, substituir o Nome Sagrado, pois perderam as bençãos, que seus antepassados Judeus receberam.


"Mas eu e minha casa serviremos a Yahwéh." (Josué 24:15 Texto Hebreu).


Yosef Alvarez – Traduzido por Yochanan da Fonseca.




P.S. Veja o informativo artígo "O Nome de YHWH no Judaísmo Nazareno."

Comentários