Bemidbar/Números 6 nos da instruções/Torah sobre o Nazareno, que é estar separado da vida diária normal servindo YHWH e seu povo.
(Bemidbar/Numeros 6:1-8, 21)
1) Falou YHWH a Moshê, dizendo:
2)fala aos filhos de Yisrael e diga: O homem ou a mulher que se apartar fazendo voto de nazareno, para dedicar-se a YHWH,
3)se absterá de vinho e de sidra; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de sidra, nem beberá ninguém licor de uvas, nem tão pouco comerá uvas frescas nem secas. 
4)Todo o tempo de seu nazarenato, de todo o que se faz da vida, dês dos caroços até as cascas não comerá. 
5)Todo o tempo do voto de seu nazarenato não passará navalha sobre sua cabeça; até que sejam cumpridos os dias de sua separação a YHWH, será santo separado; deixacrescer seu cabelo. 
6)Todo o tempo que se aparte para YHWH, não se acercará a pessoa morta
7)nenhuma, até mesmo por seu pai ou por sua mãe, nem por seu irmão nem por sua irmã, poderá contaminar-se quando morrer; por causa da consagração que seu Elohim tem sobre sua cabeça. 
8)Todo o tempo de seu Nazarenato, será santo separado para YHWH.
Em resumo sobre Os Nazarenos.
Em hebreu a palavra Nazareno é Nazir (נְזִיר ). O primeiro uso do término Nazir ocorre em Bereshit/Gênesis 49, donde nos diz que nosso pai Yossef/José era Nazir (נְזִיר ) (que significa "separado") de seus irmãos, para poder cumprir o propósito divino de YHWH.





Bereshit/Gênesis 49:26
26) As bençãos de teu pai e de tua mãe – prevalecem por cima das bençãos das duradouras montanhas e, mais além das bençãos das colinas eternas; serão sobre a cabeça de Yosef, sobre a cabeça de seus irmãos de quem ele tomou a primazia.

(26) בִּרְכֹת אָבִיךָ גָּבְרוּ עַל בִּרְכֹת הוֹרַי עַד תַּאֲוַת גִּבְעֹת עוֹלָם תִּהְיֶיןָ לְרֹאשׁ יוֹסֵף וּלְקָדְקֹד נְזִיר אֶחָיו:





O que esta passagem nos mostra é que alguém pode se converter em um Nazareno/Nazir/(separado), inclusive sem querer. Pelo mesmo fato de ser enviado ao Egipto, José havia se convertido em um Nazareno/Nazir(separado).
Mas por que José recebeu bençãos tão grandes apesar de que sua separação foi involuntária? Uma das razões é que os seres humanos são criaturas muito sociais. É difícil para os seres humanos ser separados de seus irmãos e irmãs, por que YHWH fez o homem um ser social (e não um anti-social).(Mishle/Provérbios 18:1)
1) “Aquele que se aparta consciente de seus desejos e, mostra desprezo pelo firme conselho de qualquer tipo”.




A separação dos irmãos é uma prova real e, nos obriga a buscar o rosto de YHWH para sobreviver. Esse isolamento obriga-nos a aproximarmos dele e, isto é uma benção Sod, quando nos acercamos a YHWH, ele se acerca a nos e nos abençoa.
Os Israelitas Nazarenos mostram como o filho pródigo representa as dez tribos perdidas de Israel (Efraym). Quando o filho pródigo voluntariamente se separo da casa de seu pai, um dia se deu conta de seu erro, voltou, decidiu regressar a casa de seu pai. (Luqa/Lucas 15:11-19).
11)Também digo: Um homem tenha dos filhos; 
12)e o menor deles disse a seu pai: Pai, da-me a parte dos bens que me corresponde; e lhe foi repartido os bens. 
13)Não muitos dias depois, juntou tudo o filho menor e, se foi a uma província; e ali desperdiçou seus bens vivendo perdidamente. 
E ai vem os versículos seguintes que todos conhecemos, 14,15,16,17,18,19.
Depois de que se deu conta de que perdeu todos os seus bens, além disso também ficou consciente de que esteve andado em falta com seu Pai, o filho pródigo, em última análise tornou-se fanático por seu pai. Em certo sentido, os Efraímitas já começaram a dar conta que perderam sua identidade e, de que tem estado em falta com seu e Pai, como resultado, cada dia mais estão chorando de amor por seu Pai.


No entanto, enquanto nosso pai ancestral Yosef foi separado de sua família contra a sua vontade, e como o filho pródigo que é a casa de Efraim foram separados de Israel como resultado de suas próprias decisões ruins, o voto Nazir/Nazareno em (Bemidbar/Números 6) implica uma escolha ativa a ser separado do mundo e seus prazeres, a fim de servir YHWH e seu povo.
AT: 5139 Naziyr (naw-zeer ') ou nazir (naw-zeer') do AT: 5144; separadamente, ou seja, consagrado (como o príncipe Nazireu; o voto), então por isso (figurativamente do último) a não poda de uma vinha (como um Nazireu tosquiado):
Referência em Strong OT: 5144 também se refere a uma pessoa que "absten-se" ou "fica de fora" da vida normal, a fim de cumprir uma missão divina.
AT: 5144 nazir (naw-czar ') uma raiz primitiva, para manter a margem, ie (intransitivo) abster-se (de comida e bebida, da impureza, e até mesmo culto [ie apostatar]), ou seja, , separado (para fins sagrados), dedicar.
Isso mostra que o voto Nazireu é o afastamento ou a abster-se das coisas normais do mundo material, a fim de ganhar mais tempo para servir a YHWH e seu povo. Afastando-se das coisas normais do mundo, um Nazireu se mantem longe de tudo o que há no mundo, o desejo dos olhos, a concupiscência da carne, a soberba da vida. Yochanan Aleph (1 João) 2:16-17.
16) Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17) E o mundo passa e, a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Elohim permanece para sempre.


Observe que Yeshua também nos pede para ficar longe das coisas do mundo, a fim de servir.
Mattityahu (Mateus) 10:38-39
38) E aquele que não tomar o seu jogo (Ou Madeiro) e vir após mim não é digno de mim.
39) Quem achar sua vida a perderá, e quem perde sua vida por minha causa, a achará.


Pode ser difícil aceitar que YHWH aprova abstenção voluntária de sexo ou casamento e, que claramente não é bom para a maioria dos homens ficarem sozinhos.
B'reisheet (Gênesis) 02:18
18) E YHWH Elohim disse: Não é bom que o homem esteja só, então vou fazer uma auxiliadora idônea para ele.


Além disso, YHWH deu ao primeiro homem e mulher o desejo (e muitos dizem que é mandamento) para se reproduzirem. B'reisheet (Gênesis) 01:28.
28) E Elohim os abençoou e lhes disse: Sede fecundos e multiplicai e enchei a terra e sujeitai-a e dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja sobre a terra.


A Escritura também mostra que é bom para homens e mulheres para casar e criar uma família, o Salmo 127 nos diz que os filhos são uma recompensa de YHWH. Tehilim (Salmos) 127:3-5
3 Eis que os filhos são herança YHWH uma coisa do fruto do ventre.
4 Como flechas na mão de um guerreiro, assim são os filhos da mocidade.
5 Bem-aventurado é o homem que tem a sua aljava cheia deles, não tenha vergonha Quando eles falam com os seus inimigos à porta.
No entanto, existem duas maneiras de requinte: o voto Nazireu e abstinência e vida sem casamento, voto. Enquanto nazireus (como Shimshon (Sansão)) geralmente se casam, outros também são solteiros(nunca se casaram, como Yeshua e Shaul/Paulo) ou abstinência (casamento, mas abster-se de cair em relações sexuais quando eles têm que ser afastados como Moshê). É preciso requinte a um outro nível.
Mais uma vez, o voto e a abstinência Nazireu, votos são completamente independentes. Você pode ser abstinente ou ficar solteiro, sem ser um Nazireu e, também alguém pode ser um Nazireu sem ser abstinente ou solteiro, tudo depende de como YHWH irá considerar. No entanto, porque o voto de abstinência ou de ficar solteiro, o voto nazareno desvia o padrão normal da vida cotidiana dentro de um casamento, a fim de servir a YHWH e seu povo, esses votos muitas vezes andam juntos(algumas vezes andam juntos, a abstinência e ficar solteiro, não se casar).
Mas se ficar sozinho não é bom para o homem e, se uma mulher e seus filhos são grandes bênçãos de YHWH, então por que YHWH abençoa aqueles que absten-se de qualquer tipo de sexo ou casamento?
Para recapitular os pontos principais, qualquer pessoa que tenha uma descarga de qualquer tipo não é capaz de aparecer diante de Elohim e servir, se a descarga é uma descarga de sêmen, ou fluxo menstrual, corrimento nasal, ou outro tipo de descarga.
(Vayikra/Levítico 15:16-18) nos mostra que quando um homem tem uma emissão seminal, é ritualmente impuro ou imundo. (Vayiqra (Levítico) 15:16-18).
16) Se um homem tem uma emissão de sêmen, lavará o seu corpo em água, e será imundo até a tarde.
17) E toda vestidura, e toda pele em que houver semente de cópula, deve ser lavado com água, e será imundo até a tarde.
18) E, quando um homem se deitar com uma mulher e tem uma emissão de sêmen, ambos devem tomar banho com água, e serão imundos até a tarde.
Como mostrado em outros lugares, aqueles que são ritualmente impuros não são capazes de estar diante de Elohim e servi-lo, de modo que eles são capazes de servir em uma capacidade sacerdotal até que sejam ritualmente limpa. Esta é a base da crença ortodoxa de que Moshe (Moisés) teve retirada com sua esposa.(Bamidbar/Números 12:1-3).
1) Miriam e Arão contra Moisés, por causa da mulher etíope (Etiópia) tinha tomado, pois ele tinha levado as mulheres a Etiópia.
2 E disse a Moshe falou apenas por YHWH? Não tem falado também por nós ele? E YHWH ouvido.
3 Ora, Moisés era homem muito manso, acima de todos os homens que havia sobre a terra.
Somos informados de que Moshe era a esposa Tziporah, filha Yithro (Jetro), o sacerdote de Madiã. Portanto, Zípora é identificado como uma mulher midianita, não como um etíope (Etiópia).
(Shemot/Êxodo 02:21).
21 E Moisés consentiu em morar com o homem, e ele deu a sua filha Tzipporah (Zípora) em casamento a Moshe.
Há duas maneiras de interpretar isso. Uma delas é que Moisés teve mais de uma esposa. Outra é a crença ortodoxa de que a palavra "etíope" aqui é realmente um termo carinhoso, os hebreus às vezes se referem a seus entes queridos de uma forma depreciativa, como um termo carinhoso, e, em um esforço para evitar torna-se inútil. Esta segunda interpretação faz sentido na medida em que o objectivo desta misteriosa passagem de outra forma poderia nos mostrar que Moisés era abstinente com sua esposa. Desde que Moisés tinha que estar pronto para servir na tenda da congregação, para todos os tempos, Moisés teve de permanecer continuamente ritualmente puro. Devido a isso, tive que abster-se de relações conjugais com sua esposa (não importa se era Tziporah ou outra mulher).
A hipótese é que, por mais ortodoxa que tenhamos aprendido com essa experiência, Miriam pode ter sentido que não era necessário que Moshe abster-se de relações conjugais com sua esposa, tanto como Miriam e Aharon (Arão) também eram profetas. Talvez Miriam e Aaron sentiram que poderiam "tomar posição" de Moshe no momento em que Moisés estava sujo devido a confraternizar com sua esposa. No entanto, Miriam e Aharon sabiam que Moshe foi escolhido por YHWH por seu trabalho, por isso ele teve que permanecer ritualmente puro em todos os tempos (o que o obrigou a abster-se de emissão seminal).
Enquanto a hipótese ortodoxa é apenas uma hipótese, sabemos de nossos outros estudos que historicamente, YHWH ordenou a Seu povo a se abster de sexo em seus dias quando se aproximam dele. Por exemplo, todos os homens devem se abster de sexo para ser "preparado" (purificado) no Monte Sinai.
(Shemote/Êxodo 19:15)
15) E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia: não toquem em suas mulheres.
Mas se o Nazireu busca para aprender a servir YHWH num espírito de total entrega, quais são as especificidades do voto Nazireu? Se olharmos para (Bemidbar/números 6), vemos que um Nazireu é:


1) abster-se de álcool
2) Abster-se de qualquer uva e produtos
uva
3) Abster-se de corte de cabelo
4) Evitar o contacto com cadáveres
5) Não se contaminar (ou seja, a dor) pelo
morte de ninguém (nem mesmo para a mãe ou o
uma mãe)
6) Para dedicar toda uma luta para o trabalho de YHWH, tanto em termos de tempo e dinheiro (versículo 21)


Pode ser que os escândalos sexuais da Igreja Católica têm o seu lugar, porque a Igreja Católica exige o celibato como um dogma, ou não a pessoa se sente ao entrar no sacerdócio católico e verdadeiramente sentir-se chamado a fazê-lo por YHWH. Enquanto Yeshua, Shaul, e Moshe foram, sem dúvida, abstinentes ou celibatário, de uma forma ou de outra, isso não pode ser um requisito para o sacerdócio, os únicos apóstolos que foram celibatários eram Shaul e Barnabé.


(Qorintim Aleph/1 Coríntios 9:5-6).
5) Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos de YHWH, e Kepha?
6) Ou só eu e Barnabé que devemos trabalhar para viver?


Se muitos dos profetas eram nazireus abstinentes ou celibatários, aqueles entre o sacerdócio eram tipicamente monogâmicos, e royalties costumavam ser polígamo. Embora possa parecer uma coisa louca para dizer, por isso é importante a lembrar é não seguir o exemplo de uma pessoa particular (exceto, talvez, Yeshua), mas ouvir o que a vontade de YHWH para nós, então fazê-lo.


Além disso, se você se sente chamado para o caminho do profeta ou o Nazireu, celibatário ou abstinentes, sente-se em primeiro lugar e contar o custo, com toda a seriedade.
(Luqa/Lucas 14:28-30).
28) Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?
29) Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que virem comecem a zombar dele,
30) Dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.


As dificuldades de tomar o voto de Nazireu, voto de celibato, ou abstinência o votar nunca deve ser subestimado. No entanto, YHWH vai premiar aqueles que são chamados a essas avenidas de maior dificuldade para dar bênçãos maravilhosas e misteriosas que não pode ser descrita em palavras.


יברכך יהוה וישמרך
יאר יהוה פניו אליך ויחנך
ישא יהוה פניו אליך וישם לך שלום
Norman B. Willis
El Apostole Líder, Israel Nazareno
El restablecimiento de la fe original de los apóstoles
www.nazareneisrael.org 



Traduzido por Yochanan da Fonseca.

Comentários