Efrayim , a Torah e o Messias Yeshua.





Bereshit/Gênesis-48:19) Mas seu pai recusou e disse: "Eu sei disso filho meu, eu o sei. Ele também se fará um povo e, ele também será grande; não obstante seu irmão menor será maior que ele e, seus descendentes formarão uma multidão de nações."

Se esta benção não teve, ou ainda não tem até hoje valor algum dentro da Torah, porque nosso Pai Ya`akov a deu sobre a cabeça de nosso Pai Efrayim?

As pessoas se esquecem de tudo que יהוה faz por elas. Então, ficam procurando receber bençãos e promessas de יהוה em religiões, seitas, tradições de homens, filosofias etc.. deixando de lado as promessas e bençãos que יהוה lhes deu, se esquecendo que já receberam.
Por isto ele mandou gravar em suas escrituras tudo que ele prometeu ao homem, para servir de prova que ele já teria dado ao homem suas bençãos e promessas, assim os filhos de Israel não teriam desculpas para procurar outros deuses, ou outra palavra que não seja a palavra dele.

Quem é esta multidão de nações que יהוה Profetizou através da boca de Ya`akov/Israel[Bereshit 49:19]?
São os gentios/Efrayim/Israel/Reino do norte de Israel/Ovelhas perdidas da casa de Israel.(Em sua carta Ya`akov/Tiago 1:1 disse:
1) De: Yaakov, um escravo de יהוה e do Adon יהושע Ha Mashiach.
As doze tribos na Diáspora; Shalom!
Aqui Ya`akov/Tiago também fala sobre Yahudah/os Judeus estarem na dispersão de YAH junto com Efrayim, porque também foram desobedientes, mas no contexto de Bereshit 48:19, Ya`akov/Israel esta falando sobre o reino do norte de Israel, que seriam dispersados entre as nações do mundo por estarem servindo a outros deuses.
Então se considerarmos Bereshit 48:19, que a multidão de nações não poderiam vir de fora da Zera/Semente/Semem de Ya`akov, ou de outras nações, porque isto é uma promessa que יהוה fez com Avraham, Ytzchak e Ya`akov; estaremos conscientes que nossa realidade é outra, porque somos filhos de Ya'akov/Israel, de Ytzchak e Avraham, como afirma יהוה aos três:
Ya`akov(Bereshit 48: [19) Mas seu pai recusou e disse: "Eu sei isto, filho meu, eu o sei. Ele também se fará um povo e, ele também será grande; não obstante seu irmão menor será maior que ele e, seus descendentes formarão multidão de nações."].
Ytzchak(Bereshit 26: [23) Dali Yitzchak subiu a Beer-Sheva. 24) YAHWEH apareceu a ele nesta mesma noite e, lhe disse: "Eu sou o Elohim de Avraham teu pai. Não tenhas temor, porque eu estou contigo; Eu te abençoarei e multiplicarei tua semente por amor a meu servo Avraham." 25) Ali ele edificou um altar e invocou o Nome יהוה. Ele plantou sua tenda ali e, ali os serventes de Yitzjak cavaram um poço].
Avraham(Bereshit/Genesis 15: [2) Avram respondeu: " יהוה Elohim de que me servem teus dons a mim se permaneço sem filho, mas o filho de Mazer a escrava nascida em minha casa, este Eliezer de Dammesek herda minhas possessões? 3) Tu não me ha dado um filho," Avram continuou, "assim que alguém nascido em minha casa será meu herdeiro." 4) Mas a palavra de יהוה veio a ele: "Este homem não será teu herdeiro. Não, teu herdeiro será um vindo de teu próprio corpo." 5) Então Ele o levou para fora e, lhe disse: "Olha o firmamento e, conta as estrelas – se tu as podes contar! Teus descendentes serão tão numerosos!"].


Nossa identidade verdadeira esta dentro da Torah de יהוה. Hoje já sabemos que fomos enganados pelas religiões, filosofias e tradições dos homens. Sabemos que somos os descendentes das 10 tribos de Israel[Reino do Norte de Israel/Efrayim]. As religiões e filosofias afirmam que as 10 tribos do reino do norte de Israel se perderam/desapareceram, alguns afirmam isto por ignorância, outros pelo próprio interesse, religioso, financeiro, de status, filosófico, tradicional, social, cultural etc..
Então, sabemos que os Cristãos de hoje foram atraídos pelos escritos dos discípulos de יהושע(Novo Testamento Cristão, cópias dos escritos semitas) por causa da salvação. Mas do que o cristão quer ser salvo? Se no novo testamento não está escrito que יהושע veio
para salvar o mundo, mas para salvar o povo de יהוה [Israel] de seus pecados! Então na realidade Efrayim[“O Cristão”] quer mesmo é voltar para Israel(Yermiyah/Jeremias 31:9).


Estamos no ano Gregoriano 2013, se fizermos uma pesquisa do numero incrível de Cristãos que já saíram do Cristianismo e, voltaram as suas raízes Hebreias, dês dos anos 80 até os dias de hoje, ficaremos surpresos. Hoje existem por toda parte do nosso planeta milhares de congregações Israelitas Nazarenas e/ou Judaico Messiânicas.
Portanto minha opinião é; concentração, meditação, zelo, muito estudo na Torah de יהוה, juntamente com os ensinamentos de יהושע.
1) Guardar e descansar no Shabat de יהוה em nome de יהושע, seguindo apenas o que a Torah ensina em relação ao Shabat, nos guiando pelos ensinamentos de יהושע.
2) Guardar e festejar os Moadim de יהוה em nome de יהושע, da mesma maneira que esta
escrito no primeiro item acima.
Muitos que antes eram cristãos mas hoje se tornaram, ou Israelitas Nazarenos ou Judeus Messiânicos, não podem deixar de escutar a voz de יהושע, porque alguns destes hoje que se consideram Israelitas Nazarenos, ou Judeus Messiânicos, estão fazendo uma falsa Teshuava/retorno a Torah, porque estão negando יהושע e, seguindo os mandamentos Rabínicos, se desviando da verdadeira Teshuava que יהושע ensinou.
Quantas vezes eu vejo na internet muitos destes Messiânicos dizerem; Shabat Shalom! Mas, ficam usando um sidur Rabínico para santificar o dia de יהוה [Shabat]. Sabemos que o sidur Rabínico renuncia e esconde o nome do Elohim Israel, juntamente com o nome de יהושע, que significa יהוה é Salvação; porque ele foi enviado pelo próprio יהוה para salvar seu povo do pecado.


Yochanan da Fonseca.



Comentários